No email uma matéria da Revista Auto Esporte de Janeiro/1974 testando cinco Brasílias Personalizados:
Dar uma característica mais esportiva a um carro é uma paixão.As vezes, o dinheiro empregado para aumentar o torque, a velocidade máxima, mexer na suspensão e colocar um instrumento a mais, uma bossa qualquer, daria até para, juntando ao que foi gasto na compra adquirir um carro mais possante e mais veloz. Mas o caso é que , para algumas pessoas, o mais bacana é comprar um carro e mexer a vontade. Mania, pois. Um capricho. Talvez se o carro fosse um mais bravo, também passaria por algumas modificaçõezinhas. Por isso, Auto Esporte pegou cinco Brasílias preparados pela firma Lemos,Brentar e Cia. Ltda.,do Rio de Janeiro (rua Jardim Botânico, 705) e fez testes de performances com todos, para que o leitor possa ver as diferenças entre cada um e também em relação ao modelo "standard".
Pontos comuns Os cinco carros (três 1600 com carburação diferente, um 1700 e um 1800) tinham algumas características comuns, Para começar, todos tiveram as suspensões modificadas e rebaixadas, para melhorar a estabilidade. Isso implicou na mudança das rodas (aro 14 x 5,5),todos passaram a usar pneus radiais. Também sofreram modificações no freio traseiro, com um aumento de pressão nas placas de freio. Isso, é claro, aumentou
Um por um No carro mais limpo, foi feito o mínimo que pode ser feito para torná-lo mais esportivo. Foram colocados apenas dois carburadores Solex 32mm e um distribuidor de avanço centrífugo. Com as modificações de suspensão, freio e motor, o custo fica em cerca de Cr$ 2.300,00(4.039,86 Reais em moeda corrente). Nas provas de aceleração e velocidade máxima, foram conseguidas as seguintes marcas: 0 - 100 km/h: 18,2s; 0-1000 metros: 39,0s. Velocidade máxima (média de duas passagens) 137,412 km/h.a capacidade de frenagem.
Num outro Brasília foram colocados dois carburadores Solex 40 Pii/4 de corpo duplo,o que corresponde a um carburador por cilindro. Além de um distribuidor de avanço centrifugo como no modelo anterior. O preço sobe para cerca de Cr$ 4.700,00(8.255,36 Reais em moeda corrente), para este carro, conseguimos as seguintes marcas: 0-100 km/h: 17,7s; 0-1000 metros 36,7s. Velocidade máxima(média de duas passagens
O terceiro carro na escala crescente também era um 1600, só que um pouco mais sofisticado. Foram colocados os mesmos Solex 40 Pii/4 de corpo duplo, mas o motor foi aberto examinado e medido. Corrigiu-se todas as tolerâncias de peso e balanceamento e trocou-se o comando de válvulas. Também foi modificada a taxa de compressão, que subiu para 8,35:1, o que faz com que se use gasolina azul, recomendada para todos os modelos modificados.
Nesse caso o preço sobe para aproximadamente Cr$ 5.500,00(9.660,53 Reais em moeda corrente). As suas marcas foram as seguintes: 0-100 km/h: 15.8s; 0-1000 metros: 37.2s. Velocidade máxima (média de duas passagens) 144,580 km/h.
As mesmas modificações feitas no 1600 anterior foram realizadas no quarto carro, no qual foi colocado um jogo de cilindros 88 mm para aumento de cilindrada. Em outras palavras, este Brasília recebeu um Kit 1700. Para todas essas modificações, gasta-se uma média de Cr$ 6.800,00(11.943,93 Reais em moeda corrente). Sua performance: 0-100 km/h: 15.2s; 0-1000 metros: 36.8s. Velocidade máxima (média de duas passagens) 142,012 km/h.
No modelo 1800 também foram colocados dois Solex 40 Pii/4 de corpo duplo e o motor foi aberto, reexaminado e medido. As mesmas correções na tolerância e balanceamento. Taxa de compressão modificada (8,35:1) além disso tudo foi trocado o virabrequim, usando agora um de 79 mm de
curso. No orginal, o curso é de 69 mm. Mudança também nos cilindros e pistões, já que passou a ter uma cilindrada de 1800 cc. Para todas as modificações de motor, suspensão e freio o custo fica em torno de Cr$ 8.000,00(14.051,68Reais em moeda corrente) As marcas conseguidas foram:0-100 km/h: 14.1s; 0-1000 metros: 36.0s. Velocidade máxima (média de duas passagens) 149,360 km/h. Fonte para conversão de valores: http://www.fee.tche.br/
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Essa a seguir é a Vw Brasilia 1974 cor laranja outono de Marcelo caracterizada como ¨BRASILIA PUMA¨:
Aqui onde a sua Vw Brasília dorme todos os dias...
Uma bela garagem... Parabéns!
Oi obrigado por colocar este teste da auto esporte. Eu era moleque de 14 anos, e fiquei muito curioso, com os varios tipos de preparação. Valeu.
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