terça-feira, 13 de maio de 2014

XIX Paulista de Autos Antigos 2014 em CAMPOS DO JORDÃO/SP - PARTE VI FINAL



  Vamos hoje finalizar a COBERTURA 2014 com as fotos PARTE VI do XIX Encontro Paulista de Autos Antigos em Campos do Jordão/SP realizado de 01 a 04 de maio de 2014...
  Iniciamos com os carros a venda ao redor do encontro que conseguimos registrar...


































































 

















A CIDADE ESTAVA BEM MOVIMENTADA...
PRAÇA CENTRAL E BARZINHOS LOTADOS...




CHEGOU AGORA DE VOLTAR PARA O SUL DE SC... MAIS 1.050KM...




JÁ EM SC ENCONTRAMOS ESSE COMBOIO DE VW´S 










FINALIZANDO A COBERTURA 2014 VAMOS CONFERIR A LISTA DOS PREMIADOS 

Ferrari 1952 ganha “The Best in Show” do 19º Encontro Paulista de Autos Antigos 
E chegou o momento mais esperado do 19º Encontro Paulista de Autos Antigos. Na noite deste sábado, 3, aconteceu o desfile dos 100 veículos de maior destaque do evento, eleitos pela comissão julgadora do Encontro. O grupo, que reuniu 50 juízes, também elegeu os cinco carros das categorias especiais, que sagrou a Ferrari de1952 como o veículo “The Best in Show”.
Cerca de 500 veículos inscritos para exposição foram avaliados e quesitos como conservação, raridade e originalidade foram levados em consideração durante a escolha. 100 veículos foram congraçados em dez categorias: Caminhões, Ônibus, Militares, Utilitários, Pick-ups e outros; Homenagem aos 50 anos do Puma;  Nacionais até 1984; Contemporâneos 2, de 1971 até 1984; Homenagem aos 50 anos do Mustang; Contemporâneos 1 de 1961 até 1970; Pós-Guerra de 1946 até 1960; Pós-Vintage de 1931 a 1945; Vintage de 1919 até 1930; e Homenagem à Comitiva Maranhão.
Sobre os desafios de realizar o encontro em novo local, a organizadora Edenise Carratu destacou: “Mesmo tendo muitas coisas para corrigir tenho a plena certeza de que vamos conseguir. O Encontro Paulista tem a possibilidade de ser ainda melhor, porque a cidade oferece estrutura para isso. Antes de finalizar a cerimônia anunciei, com a autorização do prefeito, que vamos fazer a 20ª edição do encontro novamente em Campos do Jordão. E aproveito para ressaltar que a data será no dia 21 de abril, com um evento ainda melhor e de maior sucesso”.
O prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, ressaltou a importância do evento para a cidade: “Foi um evento fabuloso, de uma organização muito bem elaborada e que movimentou a cidade. Recebemos muitos turistas não só da região mas de outros estados. Somente no primeiro dia, mais de 58 mil veículos já haviam subido a Serra e entrado na cidade. Ou seja, hotéis cheios, restaurantes funcionando, o Jordanense, que é um povo hospitaleiro, atendendo muito bem e deixamos a partir de agora os nossos portais abertos para receber a 20ª edição do encontro”.
Categorias Especiais
Para receber os prêmios especiais, cinco veículos e uma personalidade foram escolhidos e anunciados durante a cerimônia. O Troféu Flavio Marx, destinado a um modelo escolhido pela família do antigomobilista de mesmo nome, escolheu para receber o prêmio o Armstrong Hurricane 1948, de Wolmir Cardoso, de Praia Grande/SC. Muito feliz com o prêmio, o colecionador destacou: “Receber um prêmio destes é muito surpreendente. Trabalhamos em função da reforma do carro por três anos e, para isso, tive que me filiar a um clube australiano até mesmo para conseguir peças. Eu e meu restaurador fizemos muitas pesquisas e verificamos que este era realmente o Hurricane. Até então não conhecia muito do veículo e ele iria se tornar um hot, mas fui vendo que o carro seria interessante e hoje ele é o único reformado no Brasil”.
O escolhido para receber o Troféu Fabio Steinbruch, que premia o melhor esportivo nacional e que é entregue pelo Alfa Romeo Club, foi o modelo Brasinca Uirapuru 1966. O proprietário do Rio de Janeiro/RJ, José ManuelGaspena, ressaltou: “É uma satisfação muito grande receber este prêmio porque estamos aqui resgatando a história. Este automóvel foi um projeto brasileiro feito em uma indústria brasileira e cuja mecânica também é nacional. Com a indústria brasileira fazendo 15 anos em 1965, a Brasinca quis mostrar ao mundo que no Brasil já se tinha a capacidade de fazer um esportivo brasileiro ao nível do Maserati que era fabricado na Itália”.
Já o Troféu Cláudio Borrego é destinado a uma personalidade que se destaca no meio do antigomobilismo e é entregue pelo Clube do Chevrolet. O escolhido para receber o prêmio da categoria em 2014 foi o antigomobilista Mário Ferretti, que agradeceu: “Quero dividir com todos os meus amigos este prêmio, em especial com a minha esposa que está sempre ao meu lado. É uma honra receber essa homenagem e isso comprova que o foco do Encontro não é mais o carro, e sim a relação de amizade que é fomentada nessas reuniões”.
O prêmio entregue ao melhor veículo nacional leva o nome de Troféu José Everardo Rodrigues Cosme e foi destinado ao Concorde L5 1975, da família Storani de Jundiaí/SP. Os proprietários, Renato  e Eduardo Storani Cazarin, falaram sobre a história do carro: “A sensação de receber este troféu é inigualável, principalmente pelo reconhecimento ao trabalho do nosso avô, João Storani, que desenvolveu um desenho exclusivo com características das décadas de 20 e 30. Ele começou a ser produzido em 1975 e quando foi exposto em 1976 no Salão do Automóvel, o sucesso foi muito grande, ganhando inclusive repercussão internacional. A partir de todo esse sucesso o nosso avô começou a produzir o veículo e foram feitas 18 carrocerias, sendo 15 carros totalmente montados. Dois foram exportados e o restante ficou no Brasil”.
O Troféu José Aurélio Affonso Filho – Master Regional – foi entregue ao colecionador Álvaro  Tognini, também de Jundiaí/SP, proprietário do Willys Overland Whippet 1928. O vencedor desta categoria é eleito pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que reconhece o veículo que está a mais tempo na mesma família. O agraciado relatou: “Meu tio, Hélio Falanga, ia jogar a sucata do veículo fora quando, sabendo do meu interesse pelos antigos, me perguntou se eu queria para mim. Prontamente aceitei e me dispus a reformá-lo. Muitas pessoas não acreditaram que eu poderia construir o carro novamente, uma vez que o estado dele era deplorável. Este é o primeiro evento que o inscrevo  para participar e de cara já levo um prêmio. A sensação de receber esse troféu é inigualável”.
O prêmio mais esperado de todo o encontro, nomeado como “The Best in Show, este ano foi entregue à belíssima e inigualável Ferrari 225S 1952, do proprietário Antônio Ricardo Beira, de Campinas/SP.
A Ferrari
A expectativa entre os presentes era grande e levando todos ao delírio no ápice do evento, foi anunciada a Ferrari como a The Best in Show. Apresentando o evento, o antigomobilista Júlio Penteado, considerado uma enciclopédia no ramo, falou sobre o exemplar, que é tido como um dos mais raros do Brasil: “Ao todo foram produzidos apenas oito veículos e até então só se tinha o conhecimento da existência de quatro, pois o Centro Histórico Ferrari acreditava que os demais haviam sido perdidos em acidentes nas pistas. O proprietário mandou o número do chassi para a fábrica e prontamente eles enviaram um engenheiro técnico da Ferrari para ver o carro. Quando o engenheiro chegou no Brasil ele chorou, porque naquele momento foi descoberto o quinto carro, que eles acreditavam não existir mais. A partir daí, eles fizeram questão de levar o veículo para a Itália, para restaurá-lo no Centro Histórico Ferrari. Lá eles têm todo o ferramental da fábrica e é onde trabalham os ex-funcionários da marca, que produziram este veículo novo há 40, 50 anos atrás. Estes senhores já estão semi-aposentados e quando aparece um carro desse, eles saem de casa para proceder a restauração”.
Ainda descrevendo o modelo, Júlio destacou o diferencial da forma de proceder do proprietário: “A restauração durou aproximadamente um ano e meio e a grande coragem do dono foi a de trazer o carro de volta para o Brasil, uma vez que no mercado europeu ele vale muito mais. Sei de várias propostas que o dono recebeu, inclusive de sheiks árabes, que queriam levar o carro a qualquer custo, mas o patriotismo falou mais alto e o proprietário afirmou que se o carro pertencia ao acervo brasileiro é para este país que ele devia voltar”.


FONTE: Assessoria de Comunicação: ETC Comunicação





COBERTURA TOTAL 2014


PARTE I:

PARTE II:

PARTE III:

PARTE IV:

PARTE V:


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