Série sobre modelos nacionais já conta com 15 títulos.
A Editora Alaúde acaba de lançar dois novos títulos de ‘Clássicos do Brasil’, uma coleção que já conta com 15 títulos e fala sobre os automóveis brasileiros nos anos 1960 e 70 e que hoje fazem a cabeça dos antigomobilistas que com muita justiça os tem como verdadeiros objetos de desejo.O primeiro é ‘Chevette’, dos Rogérios de Simone e Ferraresi dupla que assina também os livros ‘Alfa Romeo’ da mesma Coleção Clássicos do Brasil e ‘Karmann Ghia: uma breve história’.
Lançado em 1973, o Chevette tem uma grande importância histórica para General Motors do Brasil, por ser automóvel de estréia no segmento de compactos, por seu grande sucesso comercial e por ter se tornado um dos mais representativos modelos da marca, perdendo apenas para Opala na preferência dos fãs de clássicos Chevrolet brasileiros. Baseado no alemão Opel Kadett, o Chevette nasceu com a difícil missão de rivalizar comercialmente com o Fusca, da Volkswagen.
Ao longo dos exatos 20 anos em que foi produzido, o Chevette teve uma série de versões, com destaque para a SW Marajó e para as esportivas GP e S/R. Um modelo que evoluiu sempre em termos mecânicos e de design, mas sem nunca perder a sua original identidade.
Já o segundo lançamento desta coleção não trata apenas de um modelo, mas da história de uma marca e do sonho de um brasileiro por traz de sua história: a Gurgel Motores e o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Escrito pelo jornalista especializado Anderson de Assis Nunes, ‘Gurgel’ é dividido em dois capítulos principais.
O primeiro traz a biografia de João Augusto: sua formação na Politécnica da USP, seu estágio na General Motors americana, sua breve passagem pela Ford, sua empresa de luminosos de acrílico, seus Karts que se tornaram o embrião do nascimento da Gurgel Indústria e Comércio de Veículos, em 1969.
A trajetória da empresa, a evolução de suas instalações em Rio Claro – SP, as parcerias e os empréstimos oficiais, até a decretação de sua falência em 1996.O segundo capítulo faz um apanhado de todos os modelos produzidos, começando pelo Macan 1200, apelidado de Ipanema, passando pelos elétricos Itaipu, pelo sucesso dos X10 e X12, até chegar aos BR-800, Supermini e MotoMachine, os últimos modelos com a marca Gurgel.
Há ainda dois pequenos capítulos finais: um com diversas curiosidades envolvendo a fábrica e seus veículos e outro com os dados técnicos do BR-800.

Agradecemos a Editora Alaúde por enviar os exemplares ao blog.
Muito obrigado!



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