quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RESTAURAÇÃO - YAMAHA DT 180 ¨o veneno esta de volta¨


Recebi do amigo restaurador Leandro Ferrari Maciel as fotos de seu mais novo projeto concluído uma YAMAHA DT 180 ano 1990 que ele resolveu modificar o projeto original para trilha, especialmente para uso pessoal...




  A idéia primeiramente foi justamente quebrar o mito que a DT 180 não era uma moto confiável porque a mesma acarretava muitos problemas...


  DT 180 1990 ANTES DO ÍNICIO DO PROCESSO...



  Vamos mostrar os registros realizados e as modificações que realmente merecem todos os elogios por todo o processo metódico idealizado e  realizado pelo Leandro Ferrari Maciel que merece todos os elogios...

  Entre as modificações foram utilizadas peças originais atuais da YAMAHA XTZ 125cc...
  O motor não sofreu modificações internas, apenas modificações externas como escapamento dimensionado com ponteiras esportivas...



¨ANTES¨

¨DEPOIS¨
 Já com carburador da DT200...


Filtro de ar desenvolvido de acordo para uso na trilha off-road....




Sistema de ignição com kit de competição alta performance...

  Plainado todas as faces da carcaça e tampa e trocado todos os parafusos por prisioneiros e utilizado porca-calota em aço inox...


Parafusos com acabamento em cromo decorativo...

¨ANTES¨

¨DEPOIS¨

Parafusos originais da moto foram galvanizados, para melhor apresentação estética...

¨ANTES¨


¨DEPOIS¨


Buchas do apara-lama fabricação própria em alumínio...

  Suspensão dianteira retrabalhada, freio a disco esportivo...


  Lubrificação do sistema dois tempos mantido original com autolub porém o reservatório foi trazido para cima da caixa de direção o que possibilita a visualizar o nível constantemente...


  Faixa do tanque personalizada em cima do modelo original mais atual...
  
  Base do assento fabricado em fibra de vidro de acordo para acoplar a parte dianteira da DT com a parte traseira que virou XTZ...





¨DEPOIS¨



Protetor de tanque fabricado sob medida com material EVA colante...


  Pedaleiras foram substituidas pelas da TTR 230...


Desenvolvido um batente de apoio para o fim do curso do pedal de partida...
Isso era um dos problemas críticos da DT 180 que ocasionava quebra de engrenagem e até mesmo trincava a carcaça...

  O quadro da moto foi modificado na parte traseira para acoplar a rabeta da XTZ, ganhando 2 alças laterais que é fundamental para uso na trilha...






 Tambêm foram desenvolvidas várias peças em aço inox como: 

Tripé em inox escovado...

Suporte do reservatório em inox (Autolub)...

Braçadeira de sanfona de bengala em inox...

Guardapó e porca de acabamento da mesa tambêm em inox...

Raios de aço inox...

Haste de freio em inox com porca cestavada de latão em diâmetro grande que possibilita o ajuste com a própria mão em caso de emergência...

Tripé, suporte de apara-barro traseiro e orelha de carenagem...

 Orelhas de carenagem...


Carenagem dianteira...

Aplique de carenagem...

Apara-lama dianteiro...

Rabeta traseira...

Sanfonas de bengala...

Pedal de partida...

Vamos as mais fotos desse processo...



Desmontado a tampa do tanque para eliminar a chave...




Reforçado com solda MIG todas as deficiências do quadro para uso extremo em alta performance...

Jateado todas as peças do quadro e etc...

Aplicado wash primer PPG...


BALANÇA: eliminação da orelha que fixava o porta corrente...
PINTURA: PU alumínio acrílico acetinado, desenvolvido especialmente para esta ocasião...




Adaptado uma graxeira no eixo da balança...


Pintura no quadro com epox semi-brilho...

Colocado um alongador sobre a mesa afim de levantar o guidon possibilitando uma melhor pilotagem...

Aros de alumínio que foram feitos uma anodização fosca...























Agora sim, depois de tanto esforço começa a parte de montagem...





Primeira abastecida...
Grande entusiasmo!...


  
   O peso original era 102KG e depois das modificações o peso seco ficou em 98 KG...

Depois de todo processo e vários testes finalmente ela foi aprovada!...



   O Leandro Ferrari Maciel é um restaurador de carros antigos de primeiríssima qualidade, suas técnicas e mão de obra em seus trabalhos realizados se superam a cada projeto concluído...

    Parabêns Leandro pelo excelente trabalho realizado!

19 comentários:

  1. Reginaldo... o Leandro é perfeccionista no que faz em todos os seus trabalhos ... forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. parabens cara ficou otima vc pode me enviar quia foram as peças que utilizou da xtz .heltonernesto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro o contato do Leandro para maiores informações é leandroferrarimaciel@hotmail.com

      Excluir
  3. Restauração Seria Uma Moto Renovada Nas Características Originais ! Nesse Caso Especifico o Que Foi Feito é a Mesma Coisa Que Centenas Fazem Estragando DTs , O Leandro Não Fez Uma Restauração , Ele "Tunou" ( Tuning ) a DT 180

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, foi realizado um ¨Upgrade¨ pelo Leandro na DT 180 conforme o título por completo: ¨RESTAURAÇÃO o veneno esta de volta¨... todo o texto esta descrito passo a passo em etapas.. é só ler e acompanhar.

      Excluir
  4. Tem como mandar mais fotos do esquema da caixa de ar? como foi feita, quais materiais foram utilizados, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo o contato é leandroferrarimaciel@hotmail.com abrç.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ficou excelente trabalho ,eu também sou um fã de dt estou reformando auma 180 ano 1997 ,achei várias idéias aí neste trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sidnei realmente foi realizado um excelente trabalho nessa DT. vlw abrç!

      Excluir
  7. Ficou excelente trabalho ,eu também sou um fã de dt estou reformando auma 180 ano 1997 ,achei várias idéias aí neste trabalho.

    ResponderExcluir
  8. ficaria melhor ter deixado pra rua

    ResponderExcluir
  9. Ficou show, cara!!! DT 180 minha paixão!!
    Acabei de pegar uma veinha de 1985! Gostei do sistema do óleo e o filtro de ar!
    Você me passar o esquema (glauciothadeu@hotmail.com)???

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns , pelo trabalho perfeitamente executado , detalhes pinturas cromagem , caixa de filtro etc, apesar da cor azul não caiu muito bem ( no meu gosto ) , toda branca seria perfeita , ja reformei algumas motos de trilhas , mas não com essa riqueza de detalhes algo profissional , veio um abraço e espero que venha outras , nota 10 mesmo

    ResponderExcluir
  11. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteira sp

    As telas mosquiteiras sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.
    s
    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira São Paulo
    telas mosquiteiro São Paulo
    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteiras Jundiai
    telas mosquiteira sp
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteira sao paulo
    telas mosquiteiro sao paulo

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir
  12. Muito legal essa restauração. Conheço um cara que tem uma DT-180 1990 com APENAS 9(NOVE) Km rodados (originais). A moto ainda é ZERO. Tem até plástico no banco. Está à venda. Se alguém se interessar...

    ResponderExcluir