Adquiri e recebi um par de lanternas dianteiras par Santa Matilde Coupê 1986 sexta-feira dia 30 de março do Técnico em Desenho Mecânico Fernando Monnerat, ele trabalhou na fábrica Cia Industrial Santa Matilde junto com seu irmão Flávio Monnerat em Três Rios/RJ.
Lanternas piscas dianteiros para SM Coupê 1986 e cd (MARÇO/2012) |
E na oportunidade ele me enviou um cd contendo fotos com o andamento da restauração da Santa Matilde PROTÓTIPO número zero (0) ano 1975 na cor branca e outras SM´s em Três Rios/RJ na sua oficina:
CD recebido com os arquivos (MARÇO/2012) |
Em 1975 o governo brasileiro proibiu a importação de automóveis e suas peças. Isto era um sinal de problemas para quem possuía um veículo importado, pois afetaria diretamente a aquisição de peças para a manutenção.
Neste grupo de pessoas estava o dono da fábrica Dr Humberto Pimentel que possuía um Porsche Targa 911S e a futura falta de peças já o preocupava bastante. Em meados da década de 70, o Dr Humberto resolveu comprar um carro esporte nacional. Sua escolha foi pelo melhor carro esporte nacional da época, o Puma GTB. Não se sabe ao certo o que levou o Dr Humberto a criar seu próprio automóvel. As duas versões mais conhecidas são de que, após analisar o Puma GTB, ele haveria sugerido algumas mudanças no carro visando uma melhora no que dizia respeito à estrutura, segurança, estabilidade. A resposta teria sido negativa e isto lhe impulsionou a pensar num carro esporte que chegasse ao seu nível exigências.
Outros relatos falam em uma fila de espera muito grande para adquirir o GTB e que isto teria sido o real motivo.
Independente de qual esteja certa, o que importa é que foi o início do automóvel SM.O primeiro passo foi criar o projeto do carro e uma equipe começa a ser montada para isto. Para chefiar esta equipe o nome escolhido foi o do engenheiro Milton Peixoto. Dentre os outros profissionais chamados temos o pintor Cici e os soldadores Antonio Alves e João da Silva. João aparece em uma das fotos soldando o protótipo. Nesta fase, em dezembro de 1975, entra para a fábrica Antonio Manuel Penafort Pinto Queirós, conhecido pelos membros do SMClube como "Antonio projetista" e que possui o seu 79 até hoje totalmente original.
Sob a batuta do Dr Humberto, nasce o projeto do SM, sendo assinado por sua filha Ana Lídia. Segundo declarado pelo próprio Dr Humberto, foram colhidas idéias de vários automóveis da época, não tendo servido de base para o SM um único automóvel.
O próximo passo a ser definido seria qual a mecânica usar. A escolhida foi a do Alfa Romeu, mas a fábrica negou a concessão para o uso. A opção então foi usar a mecânica 6 cilindros Chevrolet do Opala.Para a criação do protótipo o nome escolhido foi o de Renato Peixoto. Peixoto era muito conhecido no meio automobilístico por ter trabalhado em diversos projetos de automóveis de corrida, como o Casari A2, o qual pilotou nas 1000 milhas de Interlagos de 1970. Pois bem, estavam unidas “a fome e vontade de comer” e a criação do SM iria começar.A equipe para produção do protótipo foi montada usando uma parte da mão de obra da própria fábrica, pintores, lanterneiros e outros, contratando também mão de obra externa. Tudo era desenvolvido em cima de um graminho de aço (ferramenta bastante antiga). Para o cargo de desenhista foi chamado um funcionário da área agrícola da fábrica, Flávio Monnerat.
O chassis foi desenvolvido pelo próprio Peixoto a partir das longarinas do Opala. Longarinas são vigas de secção variável montadas longitudinalmente que proporcionam rigidez estrutural ao chassis.
O protótipo ficou pronto em 1977. Para infelicidade de todos o nº 0 era um carro sem dirigibilidade, com diversas falhas de estrutura e ergonometria. Segundo relatos de funcionários da fábrica, ao experimentar o carro em um pequeno percurso, indo da fábrica até o restaurante "Choupana" e voltando, o desgosto do Dr Humberto foi tanto que teve der contido fisicamente para não incendiar o carro. Diante da decepção e dono de uma personalidade forte e tempestuosa, o desligamento de Peixoto do projeto SM foi imediato. Este desligamento foi um tanto quanto injusto, pois Peixoto teria competência para ajustar o protótipo e dar continuidade ao projeto SM.
O projeto voltava a estaca zero, mas decidido a continuar Dr Humberto resolveu que "santo de casa teria que fazer milagre" e montou toda uma nova equipe com funcionários da própria fábrica. Nesta época ingressa na fábrica e no projeto SM, Fernando Monnerat, ficando responsável pela listagem de engenharia. Fernando é conhecido pela maioria dos proprietários atuais, pois continua até hoje fabricando grande número de peças e partes para o carro. O gerente do departamento de automóveis escolhido foi o português Carreiras, um dos mais admirados gerentes que a fábrica teve, gozando de grande simpatia do dr Humberto. Carreiras ficou na fábrica até meados de 1980. (FONTE SANTAMATILDE.COM.BR)
Foto do PROTÓTIPO Nº 0 antes de entrar para Restauração:
Estado antes de ser restaurado em pleno abandono (FONTE SANTAMATILDE.COM.BR) |
Aqui estão as fotos enviadas atuais do PROTÓTIPO Nº 0 - Março/2012
FOTO I - Santa Matilde PROTÓTIPO número zero (0) ano 1975 cor branco (MARÇO/2012) |
FOTO II - Santa Matilde PROTÓTIPO número zero (0) ano 1975 cor branco ( MARÇO/2012) |
Conforme contato com o Fernando o PROTÓTIPO Nº 0 esta atualmente entrando em fase de lanternagem, ele destacou a grande importância do Sr. Nilton Peixoto na idealização desse protótipo.
O Fernando possue as formas originais de lanternas, grades e outras peças originais da época, ele fabrica e comercializa tambêm.
Formas originais da época (FONTE: SMCLUBE) |
Alêm de estar restaurando o PROTÓTIPO número zero (0) ele enviou as fotos de uma SM 1986 Coupê Branca que acabou de restaurar e tambêm de uma Conversível Azul em restauração, segue fotos:
FOTO I - SM coupê branca 1986 restaurada (MARÇO/2012) |
FOTO II - SM coupê branca 1986 restaurada (MARÇO/2012) |
FOTO III - SM coupê branca 1986 restaurada (MARÇO/2012) |
FOTO IV - SM coupê branca 1986 restaurada (MARÇO/2012) |
FOTO I - SM conversível azul em restauração (MARÇO/2012) |
FOTO II - SM conversível azul em restauração (MARÇO/2012) |
FOTO III - SM conversível azul em restauração (MARÇO/2012) |
FOTO MEMÓRIA:
PROTÓTIPO 1975 Nº 0 (esq) e Santa Matilde 1977 Chassi Nº 01 (dir) no Encontro Anual de SM de 2007 em Três Rios/RJ (FONTE: SM CLUBE) |
PROTÓTIPO 1975 Nº 0 (esq) e Santa Matilde 1977 Chassi Nº 01 (dir) no Encontro Anual de SM de 2007 em Três Rios/RJ (FONTE: SM CLUBE) |
|
|
|
|
Flávio Monnerat (esq) e Fernando Monnerart (dir) com uma Mercedes 450 SLC 1974, estudando os encaixes e tirando as idéias da capota para o novo modelo do SM (FONTE: SMCLUBE) |
Fernando Monnerart (esq) e Flávio Monnerat (dir) na época da fábrica (FONTE: SMCLUBE) |
Fernando Monnerat posando ao lado de uma Santa Matilde 1986 Coupê restaurada por ele e entregue em 2006 (FONTE SMCLUBE) |
Lembrando que a Santa Matilde de chassi número 01 Hatch ano 1977 premiada abaixo é da cidade de Lages/SC do proprietário Sr. Fabiano Vanoni que tambêm restaura e comercializa peças de Santa Matilde.
Essas fotos foram tiradas no encontro nacional de SM de 2007 em Três Rios/RJ (FONTE: SMCLUBE)
E essas fotos abaixo do Chassi número 01 ano 1977 Hatch foram publicadas em um anúncio pelo ex-proprietário do Estado do RJ, antes de ser adquirida e ir para Lages/SC
Santa Matilde ano 1977 Hatch Chassi Nº 01 (Foto antes de ser adquirida e restaurada pelo atual proprietário de Lages/SC) |
Santa Matilde ano 1977 Hatch Chassi Nº 01 (Foto antes de ser adquirida e restaurada pelo atual proprietário de Lages/SC) |
amigo poderia me passar essas fotos?
ResponderExcluirestou restaurando um e precisando de um materia desses para referencia.
k3arquitetura@gmail.com
Rodrigo as fotos são essas mesmas da postagem.. so salvar ok.
ExcluirPois quem pode mim passa o contatos dos restauradore de santa matilde, pois tenho uma santa matilde 79 coup e estou querendo restaura pois quem tive telefone ou hmail desse pessoal favor entra em contato comigo silviocarlos201@ hotmail.com telefone tim 81 995216671 silvio carlos grato desde ja a todos.
ResponderExcluirCarlinhos o contato é sm.monnerat@gmail.com e telefones (32) 3285 2046 E (24) 92576030
ExcluirMoro em Salvador-Bahia e estava justamente buscando contatos com o Fernando Monnerat e sua equipe,tenho um SM Cupê Ano 1984 branco pérola e desejo restaurá-lo, agradeço se me informarem o telefone, e-mail etc dele ou da oficina.
ResponderExcluirGrato,
Edson Biscaia e-mail: edsonbiscaia @gmail.com
Tels. 71.4113-1944 ou 71.9901-1944
respondido.
ExcluirMoro em Salvador-Bahia e estava justamente buscando contatos com o Fernando Monnerat e sua equipe,tenho um SM Cupê Ano 1984 branco pérola e desejo restaurá-lo, agradeço se me informarem o telefone, e-mail etc dele ou da oficina.
ResponderExcluirGrato,
Edson Biscaia e-mail: edsonbiscaia @gmail.com
Tels. 71.4113-1944 ou 71.9901-1944
Dubs Silva o contato é sm.monnerat@gmail.com e telefones (32) 3285 2046 E (24) 92576030
Excluir