quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Museu ROBERT LEE - Studebaker President

  Acabou de chegar no Museu Roberto Lee, um Studebaker President 1939, presente de Natal 2013 para o Museu Roberto Lee. Agora o Museu tem 3 Studebaker, além, desse que acaba de chegar outros dois que já pertenciam a coleção original do Roberto Lee: um Commander 1939 e um President 1958, carro que só tem outro similar no Museu do Chile...
 









QUEM FOI ROBERT LEE?

ROBERTO EDUARDO LEE (1934 – 1975)
O PIONEIRO
   Roberto Eduardo Lee nasceu em São Paulo em 1934. 
  A paixão pelos automóveis antigos começou na adolescência.
  Em 1948, aos 14 anos, adquiriu com alguns amigos seu primeiro carro, um Fiat 1926 de 7 lugares. 
  Depois do Fiat vieram outros modelos ainda mais raros. Entre eles um Hispano-Suiza 1911 Afonso XIII, comprado em estado precário e restaurado; um Talbot 1922; um Turcat Méry de 1903. Em 1960, Roberto Lee fundou as bases do que é hoje chamado “Antigomobilismo”. Na companhia de outros apaixonados por carros antigos, percorria o Brasil em busca de automóveis antigos para sua coleção.
  Em 1963, surge oficialmente o Museu Paulista de Antiguidade Mecânica, localizado ainda na capital Paulista. Nesse mesmo ano o governo do Estado de São Paulo considerou o local como sendo de utilidade pública por meio do Decreto-Lei nº 42.252, tamanha era a importância do acervo, Roberto Lee foi o primeiro colecionador a fundar oficialmente no Brasil um museu de automóveis antigos para visitação pública.
  Em 1964 o museu foi transferido para a Fazenda Esperança, propriedade da família localizada na cidade de Caçapava – São Paulo. Na fazenda, o acervo foi abrigado em prédios centenários onde antes funcionava uma fabrica de amido.
  O prédio principal fora convertido no salão de exposição com os veículos prontos e os mais representativos. Em 800 metros quadrados ficavam cerca de 53 verdadeiras obras de arte da industria automotivo. No museu não havia apenas automóveis. A coleção incluía motores automotivos e de aviões, bomba de gasolina, coletes de radiadores pendurados pelas paredes, miniaturas e até uma locomotiva alemã sem restauração. Em seus anos áureos, o museu chegou a receber 250 visitantes por semana.
  Roberto Lee morreu em 16 de junho de 1975, aos 41 anos. Após sua morte, seu pai, Fernando Edward Lee, ainda manteve o museu aberto por alguns anos. O espaço fechou definitivamente em 1993.
  Fonte:- Revista “Classic Show



 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL 2013!

Ho ho ho ho... com esse trenó as entregas nesse NATAL estão garantidas...
FELIZ NATAL 2013!

É o que o blog deseja a todos os amigos e leitores!

domingo, 22 de dezembro de 2013

PÉ NA TÁBUA Corrida de Calhambeques 2014 - INSCRIÇÕES ABERTAS!



  O evento "Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques", que acontece entre 14 e 16 de fevereiro, em Franca (SP), abriu inscrições para o público.  

  Em sua quarta temporada, a corrida ficou famosa por ser o evento de carros antigos, especialmente com grande participação de modelos pré-guerra, mais divertido do país.  

  Com provas divididas em várias categorias, a única regra para participar do "Pé na Tábua" é inscrever um carro fabricado até 1936. Já na categoria de motos - que aparece pela primeira vez na competição - podem se inscrever apenas motocicletas fabricadas até 1950.


Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques

Quando: 14 a 16 de fevereiro

Local: Speed Park, em Franca (SP)

Informações no site www.penatabua.com




LINK EDIÇÃO PASSADA 2013:

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

GOGOMOBIL T250 ANO 1957

Dia 12 de dezembro de 2013 em passagem pelo município de Içara/SC realizamos uma visita a um antigo colecionador...
Na oportunidade ele nos mostrou um pequeno veículo alemão muito interessante um ¨GOGOMOBIL ano 1957¨ modelo T250...
Segue as fotos que registramos:

O Goggomobil foi uma série de microcarros produzidos cidade de Dingolfing localizada no sul da Baviera na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial...
Foram produzidos três modelos na plataforma Goggomobil: o sedan Goggomobil T, o coupé Goggomobil TS, ea van Goggomobil TL. O motor era um, dois tempos, a unidade de dois cilindros refrigerado a ar originalmente deslocando 250 cc, mas mais tarde disponível em aumento de tamanhos de 300 cc e 400 cc. Tinha uma transmissão pré-seletiva elétrico construído pela Getrag e uma embreagem manual. O motor era atrás das rodas traseiras. A suspensão era independente todo usando molas helicoidais com eixos oscilantes.
214.313 sedans, coupés 66.511 e 3.667 vans e picapes foram construídas 1955-1969.
(FONTE: WIKIPÉDIA)













GOGOMOBIL um micro-carro muito interessante!

FOTO REGISTRO - Opala

  Chevrolet OPALA COUPÊ  circulando sexta-feira dia 20 de dezembro de 2013 pela avenida centenário em Criciúma/SC logo pela manhã por volta das 07:40hs...






quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FOTO REGISTRO - SM Santa Matilde

  O FOTO REGISTRO de hoje foi registrado pelo blog no final do mês de novembro/2013...
  Um veículo nacional, estacionado no quintal de uma casa e parado a um bom tempo...

...chegando mais perto...

...era uma SM SANTA MATILDE coupê cor branca...

...o volante original permanece no carro... 

...os vidros ainda com os emblemas brasões originais... 

...aparentemente trata-se de um modelo coupê 1985 mantendo a sua originalidade mas parado a anos...

...o cão no interior da residência atrapalhou um pouco os registros... 


...mas mesmo assim conseguimos registrar algumas fotos sem a grade...

 

Belo coupê!