Recebi do amigo restaurador Leandro Ferrari Maciel as fotos de seu mais novo projeto concluído uma YAMAHA DT 180 ano 1990 que ele resolveu modificar o projeto original para trilha, especialmente para uso pessoal...
A idéia primeiramente foi justamente quebrar o mito que a DT 180 não era uma moto confiável porque a mesma acarretava muitos problemas...
DT 180 1990 ANTES DO ÍNICIO DO PROCESSO...
Vamos mostrar os registros realizados e as modificações que realmente merecem todos os elogios por todo o processo metódico idealizado e realizado pelo Leandro Ferrari Maciel que merece todos os elogios...
Entre as modificações foram utilizadas peças originais atuais da YAMAHA XTZ 125cc...
O motor não sofreu modificações internas, apenas modificações externas como escapamento dimensionado com ponteiras esportivas...
¨ANTES¨
¨DEPOIS¨
Já com carburador da DT200...
Filtro de ar desenvolvido de acordo para uso na trilha off-road....
Sistema de ignição com kit de competição alta performance...
Plainado todas as faces da carcaça e tampa e trocado todos os parafusos por prisioneiros e utilizado porca-calota em aço inox...
Parafusos com acabamento em cromo decorativo...
¨ANTES¨
¨DEPOIS¨
Parafusos originais da moto foram galvanizados, para melhor apresentação estética...
¨ANTES¨
¨DEPOIS¨
Buchas do apara-lama fabricação própria em alumínio...
Suspensão dianteira retrabalhada, freio a disco esportivo...
Lubrificação do sistema dois tempos mantido original com autolub porém o reservatório foi trazido para cima da caixa de direção o que possibilita a visualizar o nível constantemente...
Faixa do tanque personalizada em cima do modelo original mais atual...
Base do assento fabricado em fibra de vidro de acordo para acoplar a parte dianteira da DT com a parte traseira que virou XTZ...
¨DEPOIS¨
Protetor de tanque fabricado sob medida com material EVA colante...
Pedaleiras foram substituidas pelas da TTR 230...
Desenvolvido um batente de apoio para o fim do curso do pedal de partida...
Isso era um dos problemas críticos da DT 180 que ocasionava quebra de engrenagem e até mesmo trincava a carcaça...
O quadro da moto foi modificado na parte traseira para acoplar a rabeta da XTZ, ganhando 2 alças laterais que é fundamental para uso na trilha...
Tambêm foram desenvolvidas várias peças em aço inox como:
Tripé em inox escovado...
Suporte do reservatório em inox (Autolub)...
Braçadeira de sanfona de bengala em inox...
Guardapó e porca de acabamento da mesa tambêm em inox...
Raios de aço inox...
Haste de freio em inox com porca cestavada de latão em diâmetro grande que possibilita o ajuste com a própria mão em caso de emergência...
Tripé, suporte de apara-barro traseiro e orelha de carenagem...
Orelhas de carenagem...
Carenagem dianteira...
Aplique de carenagem...
Apara-lama dianteiro...
Rabeta traseira...
Sanfonas de bengala...
Vamos as mais fotos desse processo...
Desmontado a tampa do tanque para eliminar a chave...
Reforçado com solda MIG todas as deficiências do quadro para uso extremo em alta performance...
Jateado todas as peças do quadro e etc...
Aplicado wash primer PPG...
BALANÇA: eliminação da orelha que fixava o porta corrente...
PINTURA: PU alumínio acrílico acetinado, desenvolvido especialmente para esta ocasião...
Adaptado uma graxeira no eixo da balança...
Pintura no quadro com epox semi-brilho...
Colocado um alongador sobre a mesa afim de levantar o guidon possibilitando uma melhor pilotagem...
Aros de alumínio que foram feitos uma anodização fosca...
Agora sim, depois de tanto esforço começa a parte de montagem...
Primeira abastecida...
Grande entusiasmo!...
O peso original era 102KG e depois das modificações o peso seco ficou em 98 KG...
Depois de todo processo e vários testes finalmente ela foi aprovada!...
O Leandro Ferrari Maciel é um restaurador de carros antigos de primeiríssima qualidade, suas técnicas e mão de obra em seus trabalhos realizados se superam a cada projeto concluído...
Parabêns Leandro pelo excelente trabalho realizado!